Historia de BP e Escutismo


HISTÓRIA DO ESCUTISMO E VIDA DE BP


O HOMEM

O Escutismo foi obra de um homem chamado Robert Stephenson Smith Baden-Powell que nasceu em Londres a 22 de Fevereiro de 1857. Geralmente, os escuteiros chamam-lhe carinhosamente BP. Para compreender a história do Escutismo é necessário saber um pouco mais da vida deste homem.
BP ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância.
Aos 12 anos recebeu uma bolsa para estudar na escola de Charterouse, uma das mais famosas escolas públicas de Inglaterra. A escola era localizada em Londres, mas foi transferida para Godalming, no Surrey. Junto à escola havia um bosque vedado aos alunos. Foi aí que BP aprendeu e praticou as suas capacidades de sobrevivência e convívio com a Natureza. Apanhava coelhos (que assava em fogueiras sem fumo para não ser denunciado), observava animais, seguia pistas... todo este treino foi-lhe muito útil mais tarde na sua carreira.

Não sendo um grande estudante destacava-se pela sua habilidade em desenho, canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora. Em 1876 entrou para o Exército e foi colocado na Índia. Distinguiu-se rapidamente e, aos 26 anos, já era Capitão. Depois fez campanhas em África tendo-se afirmado como um excelente explorador e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.

Em 1899 defendeu a cidade de Mafeking, na África do Sul durante 217 dias frente aos Boers que tinham uma força muito superior em número. Graças a este feito o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General, sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.

Para os Escuteiros o cerco de Mafeking tem uma grande importância. Os rapazes da cidade foram organizados num corpo de mensageiros e BP impressionou-se pela maneira como eles levavam a cabo as suas missões. Viu que se lhes fosse confiada qualquer responsabilidade, eles se sairiam bem em qualquer ocasião. Após a guerra com os Boers BP organizou a Polícia Montada Sul Africana para a qual desenhou um uniforme que mais tarde se tornou o uniforme básico dos escuteiros.

Ainda em África, BP escreveu "Aids to Scouting" - um manual para treino de soldados para se tornarem exploradores. Muitas organizações de jovens em Inglaterra usaram as ideias deste manual como base para programas de aventura. BP discutiu o assunto com Sir William Smith, o fundador das Boy's Brigade, e outros líderes de jovens. Entretanto planeou um acampamento para testar as suas ideias. O acampamento decorreu de 25 de Julho a 9 de Agosto de 1907, na ilha de Brownsea. O Chefe Escuta foi o Tenente-General Robert Baden-Powell, assistido por B.W. Green, H. Robson e P.W. Everett. Este acampamento foi um tremendo sucesso. Baseado nesta experiência BP escreveu o livro "Escutismo para Rapazes" que foi publicado em 6 fascículos quinzenais a partir de Janeiro de 1908. No final desse ano o livro já estava traduzido em mais 5 línguas. As imagens do livro eram feitas por BP - muitas delas baseadas na sua excitante carreira. No final de 1908 já existiam 60 000 escuteiros.

Em 1909 o rei Eduardo VII, que se interessou bastante pelo Movimento, investiu BP como cavaleiro em reconhecimento pelo seu trabalho com os rapazes. Nesta altura BP era inspector geral de cavalaria. O rei Eduardo fez ver a BP que o Movimento Escutista era tão importante, que ele prestaria um grande serviço ao seu país se resignasse ao seu cargo no Exército, e se dedicasse a tempo inteiro ao escutismo. BP assim o fez e o Movimento cresceu de forma abismal. O escutismo espalhou-se por Inglaterra e muitos
outros países. Chegou a Portugal em 1912.
Também em 1912, BP conheceu Miss Olave Soames com quem mais tarde casou, que veio a tornar-se Chefe das Guias. O Movimento Guidista também foi fundado por BP e consiste numa variante feminina do escutismo. Em 1920, formou-se a Conferência Internacional do Escutismo e, no Jamboree Mundial de 1920, em Arrowe Park, Londres, BP foi aclamado Chefe Escuta Mundial - a única pessoa de sempre a usar esse título.

BP dedicou o resto da sua vida ao escutismo e a promover a fraternidade mundial. Ele acreditava que não havia melhor caminho para a paz do que o escutismo - um movimento que não tinha fronteiras nacionais.

Em 1929, em novo Jamboree Mundial, o rei George V fez do fundador um Barão. Lord Baden-Powell of Gilwell retirou o seu título de Gilwell Park, o Campo Internacional de Formação de Dirigentes. Fica localizado na Floresta de Epping, nos arredores de Londres.

Quando a sua saúde começou a diminuir, BP mudou-se para o Quénia, África, em 1937. A 8 de Janeiro de 1941, rico simultaneamente em idade e em serviços prestados, BP morreu. A sua sepultura está em Nyeri, à sombra do Monte Kenya. A pedra tumular por cima do seu túmulo tem escrito: "Robert Baden-Powell, Chefe Escuta Mundial, nascido a 22 de Fevereiro de 1857, morreu a 8 de Janeiro de 1941". Gravado também na pedra estão os símbolos dos Movimentos Escutistas e Guidistas e o familiar círculo com um ponto no meio, que significa "Fim de Pista".



A OBRA

De seguida apresentam-se algumas datas importantes da História do Escutismo:




1907 - 1º Acampamento Escutista, na Ilha de Brownsea. Os nomes das Patrulhas eram: Corvos, Touros, Maçaricos e Lobos.


1908 - Publicação do Escutismo Para Rapazes.


1909 - Primeira concentração de 11 000 Escuteiros no Crystal Palace em Londres.


1910 - A instâncias do Rei Eduardo VII, BP deixa o Exército para se dedicar inteiramente ao Escutismo.


1911 - Dão-se os primeiros passos do Escutismo em Portugal.


1912 - Funda-se em Lisboa a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP).


1916 - Início oficial do Lobitismo. Aparece o livro Manual do Lobito.

1918 - Início Oficial do Caminheirismo.

1919 - Abertura do Campo Escola Internacional de Dirigentes, em Gilwell Park.

1920 - 1º Jamboree Mundial em Olímpia, Londres. Neste Jamboree, BP foi aclamado Chefe Escuta Mundial.

1923 (27 de Maio) - Fundação em Braga do Corpo Nacional de Escutas (CNE) pelo Arcebispo de Braga, D. Manuel Vieira de Matos.

1929 - BP recebe o título de Lord Baden-Powell of Gilwell. Nesse ano visita Portugal pela primeira vez.

1934 - BP visita Portugal pela segunda vez.

1941 - (8 de Janeiro) Morte de BP, no Quénia.

1957 - Ano Jubilar - Centenário do Nascimento de BP, Cinquentenário do Escutismo e realização do 9º Jamboree Mundial.

1982 - Ano Mundial do Escuteiro.

1983 - O CNE é declarado Instituição de Utilidade Pública.

2003 - Há cerca de 30 milhões de Escuteiros em todo o mundo.

2007 - Centenário do Escutismo, 150º Aniversário do Nascimento de BP e realização em Londres do Jamboree Mundial do Centenário com a participação de mais de 40 000 Escuteiros.


Sem comentários:

Enviar um comentário